+ informações

Descoberta em 1503 pelos portugueses, a cidade foi colonizada a partir de 1615, sendo a sétima cidade mais antiga do Brasil. Com mais de 500 anos de história, Cabo Frio teve sua economia baseada na atividade pesqueira e, principalmente na produção de sal durante muito tempo. A partir da construção da Ponte Rio Niterói (década de 70 do século XX) a cidade começou a despertar para o desenvolvimento através da atividade turística.

Na década de 80, com a descoberta de petróleo na chamada “Bacia de Campos”, o município passou a receber recursos substanciais de “royalties”, o que permitiu ao poder público estabelecer diretrizes para um crescimento ordenado e a reorganização da cidade, com consideráveis investimentos em infra-estrutura.

Atualmente a atividade turística comanda a economia do município, seguida da pesca e da confecção de moda praia.  Já o Parque Salineiro, dá sinal de exaustão por causa da concorrência do produto nordestino e pela especulação imobiliária ao longo da Lagoa de Araruama.


#compartilhe